Professores do DEA assumem cargos na diretoria e presidência da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem – ABID

No dia 20 de Abril de 2021, os professores do Departamento de Engenharia Agrícola da UFV, Catariny Cabral Aleman e Everardo Mantovani, foram eleitos aos cargos da diretoria (Profª Catariny) e presidência (Prof. Everardo) da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem – ABID.

A ABID tem uma longa e importante trajetória de apoio e desenvolvimento da irrigação e drenagem no Brasil. Foi criada em 1971/72 com o objetivo de ampliar o conhecimento e a disseminação da irrigação no país com ações continuadas. Em 1977, lançou o primeiro número da Revista de Irrigação e Tecnologia Moderna – ITEM e, em 1990, promoveu o I Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem – CONIRD. Na sua fase inicial, até o final da década de 1990, foi gerenciada por um conselho e diretoria ligada à área governamental e, a partir desta data, por mais de 20 anos, por uma diretoria liderada pelo Engenheiro Agrônomo Helvécio Mattana Saturnino.

A nova Diretoria da ABID será composta pelos seguintes integrantes: (i) presidente: Everardo Chartuni Mantovani/UFV, (ii) vice-presidente: Antonio Alfredo Teixeira Mendes/NDJ, (iii) Diretores: Sílvio Carlos Ribeiro Vieira Lima/Inovagri, Denizart Pirotello Vidigal/Irrigazine-FIIB, Durval Dourado Neto/Esalq/USP, Ricardo Gava/UFMS, Fernando Braz Tangerino Hernandez/Unesp, Rodrigo Ribeiro Franco Vieira/Codevasf, Lineu Neiva Rodrigues/Embrapa, Catariny Cabral Aleman/UFV, Maria Emília Borges Alves/Embrapa e Flávio Gonçalves de Oliveira/UFMG.

Segundo a equipe eleita, com muito respeito pela história e pelo trabalho desenvolvido nos últimos anos pelo Ex-Presidente Helvécio Mattana Saturnino e equipe, o grupo formado por profissionais de diferentes áreas assumiu de forma responsável e profissional a demanda, adotando o slogan “Abid do Futuro” para desenvolver os trabalhos necessários para continuidade das ações e propor uma nova agenda para Associação.

A nova equipe tem como planos promover contatos com todo setor, definindo prioridades de atuação, organização dos próximos Congressos, continuação da publicação da Revista ITEM, organização e ampliação do quadro de associados (individuais e empresariais) e atualização do estatuto da ABID.