Armazenamento e processamento de produtos agrícolas Agricultura Digital Recursos hídricos e ambientais Construções rurais e ambiência Energia na agricultura Mecanização agrícola Meteorologia agrícola

Departamento de Engenharia Agrícola
Universidade Federal de Viçosa
Campus Universitário
Viçosa – MG/BR
Fone: (31) 3612-4001 / (31) 3612-4002
Fax: (31) 3612-4002
E-mail: dea@ufv.br

Informativo

Grupo de pesquisa do DEA e DTA participa do II Simpósio Microalgas para Energia e Captura de CO2

O grupo coordenado pelos Prof. Márcio Arêdes Martins do DEA e Profa. Jane Selia dos Reis Coimbra do DTA, participou com quatro apresentações orais no II Simpósio Microalgas para Energia e Captura de CO2, incluindo a palestra de abertura do evento pelo Prof. Arêdes.

O Simpósio foi realizado entre os dias 24 e 26 de setembro no Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello -CENPES/PETROBRAS e contou com a participação de pesquisadores de diversas universidades e centros de pesquisa, como a UFV, UFRJ, UFRN, FURG e UNICAMP, além de pesquisadores de fora do país, com destaque ao Dr. John Benemann (MicroBio), pesquisador de grande expressão no cenário internacional de produção de microalgas. O evento discutiu diversos aspectos da produção desses microrganismos, desde a engenharia e melhoramento genético até aspectos econômicos de viabilidade da produção de biocombustíveis, alimentos e sequestro massivo de dióxido de carbono. Foi destacado no evento dois pontos de fundamental importância: o reconhecimento pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) do cultivo de microalgas como atividade agrícola e o posicionamento da pesquisa em microalgas como fronteira do conhecimento. Esses dois pontos levantados no evento corroboram a importância da investigação científica e do desenvolvimento tecnólogo das fazendas de microalgas. As pesquisa desenvolvidas pelo grupo de pesquisas da UFV incluem desde a seleção e isolamento de linhagens até o processamento de biomassa algal em escala piloto visando a produção de biocombustíveis e alimentos.

Integrante do Grupo palestrando

Integrante do Grupo palestrando 2