Estudantes de Engenharia Agrícola e Ambiental visitam a feira Agrishow

Na última quarta-feira, 1º de maio, alguns estudantes do Departamento de Engenharia Agrícola (DEA) realizaram uma visita à feira Agrishow, a maior feira agropecuária do Brasil e uma das maiores feiras agrícolas no mundo.

A feira Agrishow aconteceu entre os dias 29 de abril a 03 de maio de 2024, em Ribeirão Preto-SP, reunindo soluções para todos os tipos de culturas, safras, máquinas e tamanhos de propriedades, além de lançamentos das principais tendências e inovações para o agronegócio.

A visita foi organizada pelo Programa de Educação Tutorial em Engenharia Agrícola e Ambiental – PET EAA e o ônibus para a viagem foi patrocinado pelo DEA. Conforme o Prof.  Ernandes Rodrigues de Alencar, “A participação no Agrishow em 2024 foi um momento especial, tanto para os docentes como para os estudantes, por se tratar da maior feira agropecuária do Brasil. Foi possível visualizar o avanço tecnológico na agropecuária e o papel dos profissionais formados em Engenharia Agrícola e Ambiental nesse processo. Interagimos com diversos profissionais formados em Engenharia Agrícola e Ambiental na UFV e que estão inseridos em importantes empresas no setor agrícola nacional. Esse contato é extremante importante para os nossos estudantes”.

Veja também alguns depoimentos dos estudantes que participaram da visita:

Sem dúvida a Agrishow é uma ferramenta excelente para engajar a todos do curso, lá podemos ver na prática aquilo que futuramente trabalharemos. Podemos conhecer aqueles que já passaram por onde estamos e perguntar suas vivências e experiências.
João Vitor Magalhães Ávila – PET.EAA

Tem eventos, grupos e oportunidades que nós entramos na universidade com a sensação de “um dia quero fazer parte disso”. Foi sempre essa a relação que tive com a Agrishow. Para quem é estudante, eventos externos são sempre mais difíceis porque precisamos nos preparar financeiramente para conseguir participar. Por isso, viabilizar a participação dos alunos e organizar essa viagem já nos deixa gratos tanto ao departamento, quanto ao PET EAA, mas a equipe organizadora foi além disso e proporcionou atendimento, instrução de excelência e um ambiente de viagem divertido e confortável.
Karolaine – presidente Getam

Essa feira foi de suma importância para o aprendizado do que a gente vê nas matérias, específicas envolvendo as áreas de mecanização, irrigação, armazenagem e automação. Tivemos palestras com duas das maiores fabricantes de tratores e implemento agrícolas do mundo Valtra e CASE IH, podemos ver com a robótica e automação de processos tem sido incorporada no tratores, desde a operação remota até o nível de agricultura de precisão solo, além da implementação dos drones na agricultura e ver o nível tecnológico que não temos acesso na Universidade.
Welison Junior Garcia – aluno de Engenharia agrícola e ambiental.

A Agrishow foi uma experiência incrível, e sem dúvidas me fez entender ainda mais o peso e a importância do Agro. […] acredito que todo estudante da Engenharia Agrícola deveria ter essa experiência, pois é uma feira que possui diversas áreas do nosso curso, além de diversas empresas que trabalham nesse ramo, trazendo além de experiência técnica, um conhecimento empreendedor do Agronegócio do mundo.
Amanda Muller – presidente Agrijr

A viagem até a Agrishow em Ribeirão Preto organizada pelo PET, foi de extrema importância para o meu conhecimento sobre as áreas de atuação da Engenharia Agrícola e Ambiental, como por exemplo, a agricultura de precisão que foi demonstrada através de equipamentos pela empresa “Precision Planting”. Sendo assim, a viagem me proporcionou maior clareza sobre os meus objetivos e fortaleceu a minha escolha em cursar Engenharia Agrícola e Ambiental.
Pedro Ferreira Misquita de Oliveira – calouro 2024

A  foi uma viagem que me surpreendeu muito em todos os aspectos, a Agrishow superou minhas expectativas. Eu como caloura achei que essa viagem foi uma experiência muito importante para me aproximar e gostar ainda mais da engenharia agrícola.
Lara de Barros Izaias Maciel – caloura 2024