Equipe da UFV é vice-campeã na Hackton AgroUp

A equipe McCoffe Solutions, formada por cinco estudante do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFV, participaram na última semana da Hackton AgroUP, maratona de hackers que aconteceu durante a Semana Internacional do Café,realizada de 20 a 22 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte. O objetivo da maratona foi propor novas tecnologias e soluções para solucionar os problemas existentes na cadeia produtiva do café. Competindo com oito equipes de outras instituições, a equipe da UFV conquistou o segundo lugar da maratona.

A solução desenvolvida pela McCofee Solutions foi uma adubadora costal com aplicação à taxa variável para café de montanha. A partir de um mapa de adubação inserido na memória e da posição da adubadora obtida a partir de um módulo GNSS (sistema global de navegação por satelite), o equipamento aplica em cada planta de café a quantidade de fertilizante estabelecida. A vantagem da utilização da adubadora desenvolvida é a redução do consumo de fertilizantes, visto que cada planta recebe apenas a quantidade de fertilizante necessária. Outra vantagem é a garantia de uniformidade na aplicação, o que não ocorre na adubação manual em que a referência de medida é a mão do operador. Com o equipamento desenvolvido será possível utilizar a tecnologia de adubação a taxa variável na cafeicultura de montanha. Até então, esta tecnologia só é utilizada em lavouras de café cultivadas em regiões planas.

Equipe McCoffe com o troféu de vice-campeão

Equipe McCoffe apresentando a solução para a banca avaliadora