CENTREINAR recebe inscrições para Curso de Armazenamento e Secagem de Grãos

O Centro Nacional de Treinamento em Armazenagem (CENTREINAR) está recebendo inscrições para mais uma edição do Curso de Armazenamento e Secagem de Grãos, na modalidade presencial, que será ministrado entre os dias 7 e 10 de outubro, na sede do CENTREINAR – Campus Universitário de Viçosa-MG. Veja mais informações.

Período e local:

07 a 10/10/2024 na sede do CENTREINAR-CAMPUS UNIVERSITARIO- (Viçosa – MG)

Carga horária:

32 horas/aula

Conteúdo programático:

Psicrometria. Propriedades Físicas dos Grãos. Princípios de Higroscopia. Movimentação de Ar. Sistemas de aquecimento do ar para secagem. Secagem a alta temperatura. Secagem a baixa temperatura. Aeração de Grãos. Manejo de Sistema de Aeração. Fungos e Micotoxinas. Insetos Pragas do Armazenamento de Grãos. Controle de Roedores e Pássaros. Otimização Operacional de Unidades Armazenadoras.

Pré-requisitos:

Esse curso não exige nenhum pré-requisito.

Importância do Curso de Armazenamento de Grãos

As operações de secagem e aeração de grãos em unidades armazenadoras são de extrema importância no “preparo” e na manutenção da qualidade do produto durante a armazenagem. A secagem é uma operação crítica que requer um cuidado especial para que se evite a secagem excessiva, desuniforme ou incompleta. Além disso, danos físicos (quebras e trincas) e fisiológicos (morte da semente) ocorrem em função da temperatura excessiva e dos estresses térmicos e hídricos; gastos excessivos de combustíveis; problemas com o meio ambiente; incêndios; cheiro de fumaça no produto; além de outros. A aeração é outra operação que se não for bem conduzida pode causar perda por aquecimento e fermentação e perda excessiva de teor de umidade, e é altamente dependente das condições climáticas locais. A automação não resolve todos os problemas de aeração. A seca-aeração, de modo geral, tem sido aplicada de modo equivocado, sem possibilitar usufruir as vantagens da referida operação. Os custos destas duas operações pesam significativamente no custo final do produto e, dependendo do manejo, comprometer também a qualidade e perda de produto. Este curso tem por objetivo otimizar as referidas operações buscando-se economia e qualidade dos produtos, e atualização com as novas tecnologias e conceitos no setor.

Corpo técnico: Prof. Titular Paulo Cesar Corrêa, Engenheiro Agrônomo e M.S. pela UFV e D.S. pela Universidade Politécnica de Madri – Espanha. Depto. de Eng. Agrícola da UFV e Prof. Titular Luís César da Silva,Eng. Agrícola e M.S. em Engª Agrícola pela UFV e Doutorado pela UFV/ Kansas State University – KSU – EUA, Universidade Federal de Viçosa – UFV, Dept°. de Engenharia Agrícola

Como se inscrever:

Para se inscrever, basta acessar o site: www.centreinar.org.br ou enviar e-mail para  fernanda@centreinar.org.br com seus dados (nome completo, CPF, profissão, telefone e endereço) e, se for para emitir nota fiscal em nome da empresa, enviar também os dados para emissão da nota fiscal (razão social, CNPJ, inscrição estadual e endereço).

Taxa de Inscrição:

O valor total do curso é R$900,00 (novecentos reais) a vista e R$ 950,00 a prazo. Nesse valor está incluso todo o material didático, a emissão de certificados . A hospedagem, alimentação e o deslocamento interno (do hotel ao local do curso) correm por conta do participante.

Forma de pagamento:

As pessoas que tiverem interesse em se inscreverem no curso devem responder esse e-mail. Assim que atingirmos o número mínimo de participantes para realização do curso entraremos em contato. O pagamento da taxa de inscrição também pode ser realizado em duas parcelas por cartão de crédito ou por boleto bancário com vencimento na semana do curso.

O valor total do curso a vista é R$900,00 (novecentos reais) para pessoa física. A prazo o valor é de R$ 950,00. Para as empresas (pessoa jurídica) que mandarem 2 participantes, terão 7% de desconto no valor a prazo (R$950,00). No caso de 3 participantes terá 10% de desconto no valor a prazo e para as que mandarem 4 participantes terão 12% de desconto. Nesse valor está incluso todo o material didático, a emissão de certificados e o deslocamento interno (do hotel ao local do curso). A hospedagem e alimentação correm por conta do participante.

Contato de alguns hotéis de Viçosa-MG

1) Hotel do CEE (Centro de Ensino de Extensão) (fone: 31 3891-1448)

Prédio do CEE, s/nº – Campus da UFV

2) Alfa Hotel (fone: 3899-8800)