Armazenamento e processamento de produtos agrícolas Agricultura Digital Recursos hídricos e ambientais Construções rurais e ambiência Energia na agricultura Mecanização agrícola Meteorologia agrícola

Departamento de Engenharia Agrícola
Universidade Federal de Viçosa
Campus Universitário
Viçosa – MG/BR
Fone: (31) 3612-4001 / (31) 3612-4002
Fax: (31) 3612-4002
E-mail: dea@ufv.br

Centreinar promove Curso On-line de Armazenamento e Secagem de Grãos

O Centro Nacional de Treinamento e Armazenagem (Centreinar) promove esta semana, entre os dias 22 e 26 de abril, o Curso On-line de Armazenamento e Secagem de Grãos. Este curso possui uma carga horária de 20 horas, é voltado para profissionais que atuam na área e tem como objetivo aprimorar a gestão operacional de unidades armazenadoras de grãos.

Ministrado pelos professores Prof. Paulo Cesar Corrêa e Prof. Luís César da Silva, ambos vinculados ao Departamento de Engenharia Agrícola da UFV, o curso se divide em cinco módulos que abrangem o seguinte conteúdo programático: Propriedades Físicas dos Grãos (Cálculos de descontos e cubagem de instalações). Psicrometria Aplicada. Higroscopia Aplicada. Princípios de Movimentação de Ar. Princípios de Secagem. Sistemas de Aquecimento do Ar para Secagem. Secagem a Alta Temperatura. Operação de Secadores. Configuração de Sistemas de Aeração. Manejo de Sistemas de Aeração.

Participaram dessa edição engenheiros agrônomos, agrícola e ambiental e de produção Segundo o Prof. Luís César, o curso de Armazenamento e Secagem de Grãos trata-se de uma oportunidade para aprimorar conhecimentos na área de armazenagem de grãos tendo por foco o controle e a otimização de processos; e a minimização de perdas quantitativas e qualitativas.

Estão previstas mais duas edições do Curso On-line de Armazenamento e Secagem de Grãos para o ano de 2024, uma em julho e outra em setembro, mas vale destacar que os cursos só serão confirmados se irão ocorrer quando completarem turma. Para se inscrever, clique aqui.